Computação Forense – 360 h | 1ª Turma

Ao observar a sociedade brasileira atual, podemos constatar, de forma clara, que vivemos em uma sociedade digitalizada ou também denominada de sociedade do conhecimento. Desta forma, os conceitos estabelecidos para segurança e crimes de natureza eletrônica foram modificados, alcançando patamares globalizados. Os chamados crimes informáticos têm natureza global, fazendo parte de redes internacionais de pirataria de softwares, furto de informações estratégicas, cópia de dados de projetos de softwares e sistemas, inclusive agindo em uma nova modalidade de crime denominada de “cyber terrorismo”.  

A Lei brasileira evoluiu, sendo reconhecida pelo ordenamento jurídico atual e em diversas universidades brasileiras, o novo ramo do Direito, denominado de Direito Eletrônico ou Direito Digital. Atualmente, temos em plena vigência a alteração do Código Penal Brasileiro que prevê uma série de condutas delituosas na informática, dentre elas a invasão de redes de computadores. Os reflexos desta Lei e os seus consequentes desdobramentos vão demandar um grande número de profissionais focados na área de computação forense e segurança de redes de computadores, que possam atuar nos mais diversos ramos, sejam em empresas privadas ou entes do governo, servindo como uma primeira barreira contra os ataques informáticos. 

Objetivos

Capacitar, em nível de especialização, profissionais para atuarem no meio corporativo ou junto ao poder judiciário nas funções de perícia em litígios cíveis ou criminais de natureza informática. Proporcionar os meios necessários para o aprendizado e o aperfeiçoamento profissional dos participantes, através de:

  • Compreender e aplicar os conceitos relativos aos crimes informáticos e a legislação aplicada à tecnologia.
  • Compreender e aplicar os conceitos da criminalística, visando à obtenção coleta e análise da prova técnica em meio digital.
  • Compreender e aplicar os principais conceitos de investigação de delitos informáticos em ambientes dos sistemas operacionais Microsoft Windows e Linux, bem como em sistemas distribuídos (redes).
  • Ser capaz de conduzir com legalidade, ética e disciplina os processos internos (privados) ou judiciais, visando à apuração de responsabilidade pelo uso de recursos ou sistemas computacionais.
  • Habilitar os participantes à docência universitária podendo ministrar aulas em qualquer curso do ensino superior, na qualidade de especialista.
  • Disseminar a utilização das tecnologias relacionadas à computação forense, por meio da formação de recursos humanos especializados;
  • Desenvolver debates de temas relacionados à computação forense;
  • Fazer desta instituição uma referência no ensino e pesquisa nas áreas do conhecimento que compõem a computação forense.

Metodologia

A integração entre a teoria e a prática será concebida por meio de aulas expositivas, levantamentos de campo, estudos de casos, trabalhos individuais, exercícios interativos de vivências profissionais e simulações de cenários.

Disciplinas

1. Metodologia da Pesquisa - 30 h
2. Criminalística Aplicada à Informática - 20 h
3. Computação Forense em Sistemas Windows – Técnicas de Duplicação - 20 h
4. Computação Forense em Sistemas Windows – Técnicas de Análise - 20 h
5. Computação Forense em Sistemas Windows – Técnicas de Investigação - 20 h
6. Computação Forense em Sistemas Linux– Técnicas de Duplicação - 20 h
7. Computação Forense em Sistemas Linux– Técnicas de Análise - 20 h
8. Direito da Tecnologia da Informação - 20 h
9. Técnicas de Penetração e Vulnerabilidade de Redes I - 20 h
10. Técnicas de Penetração e Vulnerabilidade de Redes II - 20 h
11. Análise Forense em Redes de Computadores I - 20 h
12. Análise Forense em Redes de Computadores II - 20 h
13. Técnicas para Elaboração de Laudos Cíveis e Criminais - 20 h
14. Seminários – Metodologias e Análises de Malware - 20
15. Visitas Técnicas - 20 h
16. Trabalho de Conclusão do Curso – TCC (Artigo Científico) - 50

Carga Horária Total: 360 h

Professores

O curso conta com professores de consolidada carreira acadêmica e profissional em suas respectivas especialidades:

  • Carolina Ruiz de Macêdo - Mestre
  • Fausto França Júnior - Especialista
  • Jorge Ramos de Figueiredo - Especialista 
  • Marcelo Antônio Sampaio Lemos Costa - Mestre
  • Sandro Pereira Melo - Mestre
  • Thiago Marques - Especialista 
  • Victor Pasknel Ribeiro - Mestre




  • Jorge Ramos de Figueiredo

Público Alvo

Bacharéis ou tecnólogos em sistemas de informação, engenharia de computação, engenharia de software, tecnólogos em administração em redes de computadores, auditores de sistemas, peritos criminais, analistas de TI do Ministério Público Federal e Estadual, auditores fiscais, e demais profissionais, cuja área de atuação ou interesse de desenvolvimento abranja os conhecimentos focados em apuração e perícia dos delitos informáticos.

Certificação

Certificado de "Especialista em Computação Forense", emitido pela Faculdade de Engenharia de Agrimensura | Escola de Engenharia Eletromecânica da Bahia (EEEMBA), aos alunos que obtiverem frequência mínima de 75% das aulas e nota igual ou superior a 7,0 em cada disciplina e no Trabalho de Conclusão do Curso (TCC).

Duração

22 meses.

360 horas/aula. As aulas serão ministradas em um final de semana por mês:

  • Sexta-feira - 17:00 às 22:00 h
  • Sábado -  7:00 às 18:00 h
  • Domingo - 7:00 às 12:00 h

Investimento

22 parcelas de R$ 399,60 (valor com desconto, válido para pagamento realizado até o dia do vencimento). Após o vencimento, permanecerá o valor sem desconto: R$ 444,00.

Coordenação

Sandro Pereira Melo
Doutorando pelo TIDD/PUC-SP, Mestre em Engenharia da Computação pelo IPT/USP (área de concentração Redes de Computadores); Pós-graduado em Administração de Redes Linux pela UFLA-MG; Pós-graduado em Análise de Sistemas e Graduação em Processamento de Dados pela Universidade Mackenzie.

Atualmente, atua como Consultor,  Perito Computacional Forense e Professor. É coordenador e professor do curso  de Pós-graduação em Computação Forense do iQuali (Salvador) e do curso de Graduação em Redes de Computadores da BANDTEC (São Paulo). Atua na área de TI deste 1995, tendo realizando neste período vários projetos de implantação de serviços de rede e segurança, tem também ministrado treinamentos pela empresa 4NIX por todo Brasil e atuado em cursos de Pós Graduação em universidades pelo Brasil, entre elas: UFLA (MG), FACID (PI), CET (PI), IESAM (PA), UNIRON (RO), FAAR (RO), Potiguar (RN), FUNCEFET (SP),  UNASP (SP), FASM (SP), Faculdade IBTA (SP), ITA/STEFANINI (SP), Faculdade Atual (RR), Unisales (ES), FACP (BA), SEAMA (AP),  entre outras; é também Instrutor autorizado FreeBSDBrasil e Proctor BSDA e LPI e já ministrou palestras em eventos nacionais e internacionais relevantes  como FIRST (USA), BRUCON (Bélgica), COALTI, FISL, LATINOWARE entre outros.

Possui algumas certificações de mercado, como: LPI Level 3, Suse Linux Engineer; dentre outras.

Outras Informações

Local de Realização: 
EEEMBA - Escola de Engenharia Eletro-mecânica da Bahia - Rua Teixeira Barros, 29 - Brotas, Salvador 
 
40 vagas
 
Documentos necessários:
    • Cópia do RG e CPF
    • Cópia do diploma de graduação ou declaração de conclusão do curso
    • 1 foto 3x4
    • Currículo
Observações: 
O curso pode não ser oferecido, caso não haja o número mínimo de inscritos.