Geomarketing e Inteligência de Mercado | Salvador – 360 h | 1ª Turma

Na maioria das vezes, o Geomarketing está implícito nas áreas de Vendas, Trade e Marketing das empresas e indústrias, embora de forma nem sempre premeditada. Essas organizações sempre sentiram a necessidade de dividir os seus mercados em zonas, ou seja, empiricamente, reconhecem a necessidade de lidar, de forma distinta, com mercados geográficos de diferentes características. No entanto, a segmentação geográfica geralmente não permite uma divisão correta do Mercado, uma vez que esta nem sempre coincide com as fronteiras físicas ou políticas.

Informações estratégicas como, por exemplo, o tamanho do mercado ou o perfil do público alvo, somente trazem valor real à empresa quando são traduzidas em ações que podem ser mensuradas, planejadas e implementadas. A Inteligência Competitiva busca, de uma forma geral, identificar tendências do mercado e acompanhar as ações da concorrência, a fim de produzir um diferencial estratégico. Trata-se de um processo dinâmico de coleta e análise de informações de serviços e produtos, ofertados pela empresa e seus concorrentes.

A análise de informação de Marketing através do uso de Geotecnologias tem como principal vantagem um aumento substancial da eficiênica e eficácia na tomada de decisões, possibilitando o refinamento da Segmentação Geográfica a um nível micro e o conhecimento dos locais de maior potencial de consumo de um produto ou serviço, de forma a explorar melhor os atuais clientes e aumentar a capacidade de atrair muitos outros.

Objetivos

O curso de Geomarketing e Inteligência de Mercado visa capacitar os profissionais a utilizar dados e informações de Mercado para planejar e implementar ações estratégicas nas organizações, como:

  • Adaptar a oferta de produtos às características de uma dada zona/segmento de mercado ou da área de influência de um determinado ponto de venda.
  • Adaptar o preço de produtos consoante a estratégia de vendas para uma dada zona/segmento (aumentando a quota de mercado ou a rentabilidade).
  • Definir os objetivos de venda realísticos e maximizar oportunidades de crescimento em função do grau de atratividade de cada zona/segmento.
  • Otimizar o investimento em infra-estrutura (pontos de venda e pontos logísticos) através do estudo da localização ideal desses pontos em função da distribuição geográfica dos clientes e da concorrência.
  • Otimizar as rotas de visita a clientes (definir territórios de venda e assistência técnica).
  • Reduzir os custos e aumentar a eficiência de uma campanha publicitária através de publicidade direcionada e adaptada a uma dada zona/segmento.

Metodologia

Aulas expositivas, estudos de casos, trabalhos individuais e exercícios interativos de vivências profissionais como métodos de integração entre a teoria e a prática.

Disciplinas

Módulo I - Fundamentos

1.   Introdução ao Geomarketing

2.   Economia Regional

3.   Estatística Descritiva

4.   Introdução ao Marketing de Varejo

Módulo II - Geoprocessamento

5.   Cartografia Digital

6.   Banco de Dados Geográficos

7.   Sistemas de Informações Geográficas - SIG

Módulo III - Dados, Informação e Conhecimento

8.   Bases de Dados e Mapeamento de Indicadores Sócio-ecônomicos

9.   Big Data - Aplicações em Geomarketing

10. Gestão de Tecnologia da Informação

Módulo IV - Análises Avançadas

11. Análises Espaciais 

12. Estatística Espacial e Geoestatística

13. Business Intelligence - BI

14. Estatística Multivariada

15. Ferramentas Digitais de Gerenciamento e Planejamento 

16. City e Site Location

Módulo V -  Projeto Final

17. Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Professores

O curso conta com professores que têm uma consolidada carreira acadêmica e profissional nas áreas do conhecimento que compõem o Geomarketing e/ou considerados de notório saber dentro das respectivas especialidades:

Fabiano Felipe Cucolo (Coordenador do Curso)
Mestre em Geociências - UNESP, Especialista em Engenharia de Transportes - USP. Bacharel em Geografia - UNESP. Consultor de Geotecnologias. Sócio da Empresa Soloverdi Engenharia, com experiência de 16 anos no setor.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0927230478435389

Linkedin: https://br.linkedin.com/in/fabiano-cucolo-856a90b3 

Joilson Rodrigues de Souza
Administrador de Empresas com enfase em Marketing - FVC. Assessor da Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento - UFBA. Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas - IBGE. Consultor em Dinâmica Demográfica e Mercado. Coordenador da área de Disseminação de Informações - IBGE/Bahia. Coordenador Técnico do Censo Demográfico 2010 - IBGE/Bahia.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7360003109383140

Marco Aurélio Painelli Marsitch
Mestre em Geografia Física  - USP. Bacharel e Licenciado em Geografia - FSA Fundação Santo André. Analista de Modelagem CRM Sênior - Itaú-Unibanco. Professor de Cartografia, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento do Curso de Licenciatura e Bacharelado em Geografia - FSA Fundação Santo André. Professor de Planejamento Urbano e Geoprocessamento do Curso de Pós-Graduação em Gestão Territorial - FSA Fundação Santo André.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2292581561517181

Iuri Martins Carvalho
Especialista em Geotecnologias - FEEA. Especialista em Redes de Computadores - FRB. Engenheiro Agrimensor e Cartógrafo - UFBA. Tecnólogo em Processamento de Dados - FRB. Analista de GIS - Fototerra. Professor do Curso de Pós-graduação em Geotecnologias - FEEA/EEEMBA. Professor substituto do curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica - UFBA.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9091494929314518

Dionísio Costa Cruz Júnior
Mestre em Engenharia Cartográfica  - IME. Especialista em Análise, Projeto e Gerência de Sistemas - PUC-Rio. Engenheiro Agrimensor - UFV. Analista de Geoprocessamento - IBGE. Professor e Coordenador do Curso de Pós-graduação em Geotecnologias - FEEA/EEEMBA.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8445317285478734 

Aurisan Souza de Santana
Mestre em Sistemas e Computação  - IME. Bacharel em Ciência da Computação - UFBA. Chefe da Equipe de Banco de Dados e BI da CGU. Analista de Finanças e Controle - CGU. Professor do MBA em Gestão de Projetos da Estácio/DF.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3293136276720270

Maurilio José Barbosa Soares
Mestrando em Demografia - UNICAMP. Especialização em Pesquisa de Mercado, Opinião e Mídia - FESPSP. Graduação em Estatística - UNICAMP. Consultor em Estatística e Geomarketing - GEOFUSION.
Lattes: lattes.cnpq.br/5221620511528563

Público Alvo

  • Profissionais de Marketing
  • Gestores
  • Engenheiros
  • Geógrafos
  • Administradores de Empresas
  • Economistas
  • Demais profissionais que atuam ou desejam atuar na área de Geomarketing e Inteligênica de Mercado

 

Certificação

Certificado de Especialista em “Geomarketing e Inteligência de Mercado”, emitido pela Faculdade de Engenharia de Agrimensura aos alunos que obtiverem frequência mínima de 75% das aulas e nota igual ou superior a 7,0 em cada disciplina.

Duração

17 meses.

Carga horária:
360 horas/aula

Periodicidade: 
As aulas serão ministradas em um final de semana por mês, aos sábados e domingos, das 7:00 às 18:00h.

Investimento

Taxa de Matricula:R$ 120,00 + 24 parcelas de R$ 399,60.

OBS: R$ 399,60 é o valor com desconto de 10%, válido para pagamento realizado até o dia do vencimento. 

Coordenação

Fabiano Felipe Cucolo (Coordenador do Curso)
Mestre em Geociências - UNESP. Especialista em Engenharia de Transportes - USP. Bacharel em Geografia - UNESP. Consultor de Geotecnologias, Sócio da Empresa Soloverdi Engenharia, com experiência de 16 anos no setor.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0927230478435389
Linkedin: https://br.linkedin.com/in/fabiano-cucolo-856a90b3

Outras Informações

Local de Realização:
EEEMBA (Unidade Brotas) - Salvador-Ba. 

Número de vagas:
30

Documentos necessários:

  • Cópia do RG e CPF
  • Cópia do diploma de graduação ou declaração de conclusão do curso
  • 1 foto 3x4
  • Comprovante de pagamento da taxa de inscrição (1ª parcela)
  • Contrato assinado
  • Currículo
  • Comprovante de Residência

Observações:
O curso pode ser adiado ou cancelado, caso não haja o número mínimo de inscritos.