Incra/PE assina parceria para parcelamento de assentamento com drones

A Superintendência do Incra em Pernambuco (Incra/PE) celebrou parceria, no dia 30 de maio, com empresa de imagens aéreas para o mapeamento e fornecimento de imagens georreferenciadas. O serviço, fornecido sem custos à autarquia, vai agilizar o parcelamento dos lotes do Assentamento Chico Mendes III, localizado entre os municípios de São Lourenço da Mata e Paudalho.

A medida vai permitir a execução do trabalho em menor tempo e os serviços serão prestados de forma gratuita. A parceria com a empresa GO. Imagens Aéreas foi firmada em reunião no gabinete do Superintendente do Incra/PE em Recife, Heliodoro Daltino, na presença do chefe da Divisão de Ordenamento Fundiário, Roberto Quirino e de representantes dos famílias assentadas.

Segundo Quirino, a empresa disponibilizará um ortomosaico  - mosaico de imagens georreferenciado e geometricamente corrigido -  de imagens aéreas do assentamento com parâmetros técnicos compatíveis para a realização do anteprojeto. “O mais importante é o mosaico fotográfico (planta da área montada a partir das diversas fotografias) sobre o qual vai se proceder o anteprojeto de parcelamento no software de cartografia”, completou Gleidson Dantas, executivo da GO. Imagens Aéreas.

Os representantes da empresa pretendem dar início aos serviços de imagens aéreas nesta sexta-feira (02/06), caso haja condições climáticas favoráveis. Eles afirmam que os serviços prestados apresentam uma alternativa complementar ao uso dos Veículos Aéreos Não Tripulados (Vants) adquiridos pelo Incra. De acordo com Dantas, os multirrotores (drones) são mais versáteis, pois não precisam de grande área para pouso e decolagem e podem ficar estáticos sobre algum objeto. Além disso  a autorização para voo, por parte dos órgãos controladores, é mais simples.

Já Marcos Santos, piloto do equipamento, afirma que para cobrir a área do assentamento Chico Mendes III, de cerca de 400 hectares, serão necessárias em torno de 1,8 mil fotos. Ele estima também que serão necessários quatro dias em campo para coletar imagens de toda área.

Contrapartida

O custo do serviço é estimado em R$ 68 mil. A parceria com o Incra/PE prevê a realização do serviço sem custo para a autarquia com a contrapartida do fornecimento de atestado da entrega do produto certificando que a empresa detém o know-how de ter trabalhado para a instituição que administra a malha fundiária do país.

O Superintendente Regional do Incra em Pernambuco, Heliodoro Daltino, se prontificou a fornecer veículos e disponibilizar servidores para acompanhar os trabalhos. O chefe da Divisão de Ordenamento Fundiário, Roberto Quirino, se comprometeu com a comunidade do Chico Mendes III de colocar os marcos de demarcação do parcelamento propriamente dito em duas semanas com a posse das imagens.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Incra-PE.

« voltar