VANT brasileiro no combate ao roubo de veículo de carga

Considerado o oitavo país mais perigoso para se transportar carga, segundo dados divulgados em março deste ano, pelo comitê do setor de cargas no Reino Unido (Joint Cargo Committee), o Brasil teve em 2016, prejuízos que ultrapassaram mais de R$ 1,4 bilhão.

Para que índices como esses sejam combatidos, o uso da tecnologia é fundamental e os VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados) começam a ser utilizados em todo o mundo como a mais nova arma no combate a esse tipo de crime.

No Brasil, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), aprovou recentemente, no dia 2 de maio, o regulamento especial para utilização de aeronaves não tripuladas. O objetivo é tornar viáveis as operações desses equipamentos, preservando-se a segurança das pessoas. A instituição das regras também contribuirá para promover o desenvolvimento sustentável e seguro para o setor.

Com a regulamentação em vigor, empresas do segmento de transportes de cargas começam a investir no uso de VANTs para acompanhar seus veículos, monitorando embarque, trajeto e desembarque da carga, 24 horas e em tempo real. E um dos recursos que podem ser aplicados nos VANTs é o de poder fazer o reconhecimento de paradas não programadas para identificar rotas fora do itinerário.

 

Tecnologia brasileira

Equipados com diferentes sensores, que podem ser usados para capturar uma impressionante variedade de dados, VANTs como o 200FH, da empresa brasileira FT SISTEMAS foi projetado para uso Dual, podendo ser utilizado para cumprir missões de Defesa, Segurança Pública, bem como variadas aplicações para o mercado civil, como no agronegócio e infraestrutura.

O 200FH foi desenvolvido para aplicações que demandam imageamento em tempo real. Seus sensores estabilizados eletro-ópticos e/ou IR são ideais para cobrir missões de segurança, defesa e inspeções detalhadas. As torretas giroestabilizadoras detectam, reconhecem, identificam e perseguem alvos de interesse. O helicóptero foi concebido para que seus dados geospaciais permitam mostrar o histórico de eventos e a montagem de cenários futuros, possibilitando assim, agir com antecipação no combate a qualquer violação ou irregularidade ligada às fronteiras ou centros urbanos.

Seus sistemas exclusivos de pilotagem, navegação (FTSmartFly®) e de contingências (FTSafeFly®), garantem a pilotagem totalmente automatizada e, para situações que necessitem o acionamento de medidas de contingências, está preparado para casos que demandem identificação de situações de risco, degradação de comunicações e pouso seguro.

O 200FH reúne as mais avançadas tecnologias aeronáutica, micromecânica, sistemas propulsivos e sensores embarcados de alta performance, possuindo exclusivo sistema de navegação, pilotagem automática e sistemas de contingências, resultado da tecnologia que a FT Sistemas vem desenvolvendo nos últimos 10 anos para atendimento aos requisitos das Forças Armadas Brasileiras e de clientes privados. Nesse projeto foram investidos mais de R$ 9 milhões.

Fundada em 2005, a FT desenvolve VANTs Táticos Leves, entre os quais se destacam as aeronaves modelo FT-100 que recentemente foram utilizadas para operações militares nos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. A empresa, com sede em São José dos Campos (SP), participante dos principais programas e projetos brasileiros de Aeronaves Remotamente Pilotadas, investe em sistemas integrados de inteligência baseados em VANTs, atuando nos mercados de Defesa, Segurança, Infraestrutura, Agronegócio e Meio Ambiente. Em 2013, a FT foi homologada pelo MD como uma Empresa Estratégica de Defesa-EED e em 2015 recebeu investimento do FIP Aeroespacial (BNDES, DESENVOLVE SP, EMBRAER e FINEP).

Fonte: Labgis UERJ.

« voltar