Drone viaja pelo mundo para captar impressionantes ‘cenas de desigualdade’

Para enxergar discrepâncias e desigualdades que estão diante de nós, mas que podem parecer veladas entre as tantas perspectivas que cruzam nossos olhares todos os dias, às vezes é preciso tomar distância e se valer de outro ponto de vista – de cima. Para literalmente oferecer esse diferente ponto de vista que o fotógrafo sul-africano Johnny Miller criou projeto Unequeal Scenes (Cenas desiguais, em tradução livre), no qual ele registra, sobrevoando com um drone, cidades, vilarejos, comunidades e favelas construídas ao lado de condomínios cercados, bairros ricos e campos de golfe na África do Sul. 

O impacto das imagens talvez seja amplificado pela distância – que parece intensificar ainda mais o absurdo contraste, ou pela sensação de não-pertencimento que as centenas de metros de altura parecem trazer – talvez pela revelação inequívoca do óbvio.

 

Passados mais de 20 anos do fim do Apartheid na África do Sul, e o país ainda precisa desesperadamente atacar tais desigualdades – estruturais, econômicas, sociais, raciais – que ainda assolam sua população, que parece seguir dividida.

Claro que a realidade desses cenários partidos não se restringe à África do Sul, e então rapidamente o projeto migrou também para Nairobi, capital do Quênia, e para a Cidade do México – depois de visitar o Brasil, Miller decidiu por também trazer seu projeto para cá, e depois para os EUA, a ser realizado em breve, a fim de descobrir ainda mais novas perspectivas que a desigualdade pode nos oferecer com uma simples imagem.

Fonte: Vitor Paiva | Hypeness.
Fotos: Johnny Miller. 

 

« voltar